quarta-feira, 6 de março de 2019

T de Tiago, T de Tolerância

T de Tiago, T de Tolerância.
Tiago Miranda tem causado polémica nos últimos dias apenas e só por nos mostrar a sua arte, a sua perspetiva, o seu mundo, tão peculiar e diferente do da maioria de nós. Nós, os formatados.
Às vezes tenho a sensação que vivo em 1950, mas afinal estamos já em 2019! Ainda assim, persistem as mentalidades fechadas que não aceitam o que é diferente e criticam o que não entendem.
Defeito de personalidade ou defeito de profissão? Não sei. Desde pequena tive que lutar contra a diferença. Eu que nasci de uma mãe com 45 anos, eu que tinha pais que pareciam meus avós e irmãos que pareciam meus pais e que, por isso, era alvo de chacota por miúdos que não sabiam aceitar a diferença. Eu que fui tia aos 4 anos. Eu que era alta que nem uma girafa e que era mais cheia que o "habitual". Eu que nunca fumei e pouco ou nada bebi. Eu, um bicho estranho, diferente dos outros todos. Eu, Sónia Luísa, e não Sónia Isabel ou Sónia Alexandra, como as outras. Eu que tinha um pai analfabeto.
Eu que lido com centenas de crianças, pré-adolescentes e adolescentes no dia a dia. Eu que tenho que COMPREENDER por que motivo os miúdos se distraem com uma tesoura, por que estão revoltados, por que respondem mal, por que respondem bem, por que sorriem, por que choram. Eu, que tenho que ACEITAR o que eles escrevem, o que eles desenham. Eu, que não posso, de forma alguma, criticar os pensamentos destes jovens, porque eles são válidos, sempre, por alguma razão. Eu só tenho que perceber qual.
Que futuros adultos queremos criar? Quem queremos ser? O que queremos transmitir?
Temos a frase cliché, tão ausente de argumento. "Esta música não nos representa." O que nos representa afinal? É uma música que nos define? Não. É um estilo que nos define? Não. Os meus gostos, não me definem. Vocês não sabem se eu gosto dos "Telemóveis" e isso também não interessa a ninguém. O que gostava aos 20 anos, posso não gostar agora. O que eu aprecio agora, posso não ouvir aos 50. A arte muda e adapta-se às vivências. Por isso... TOLERÂNCIA minha gente.
T de Tiago, T de Tolerância.
C de Conan, C de Compreensão.


Sem comentários:

Enviar um comentário