sexta-feira, 29 de março de 2013

Bolinho bom...


...

Sim, este texto começa com reticências, pois até eu estou "parva" comigo mesma...
Hoje fiz um bolo! UAU! Ehehe...

Passo a explicar... Nos últimos anos fui (e ainda sou) massacrada por supostamente não saber cozinhar. Pois bem, meus queridos e minhas queridas. Eu até me safo, mas EU NÃO GOSTO DE COZINHAR ok???

Se não me safasse na cozinha não teria sobrevivido enquanto estudava longe de casa, certo? Claro, obviamente que levava comida da mamã, para evitar perder tempo de estudo em experiências gastronómicas, mas quando lá ficava mais do que duas semanas, tinha que sobreviver e nem todas os dias dava para ir petiscar na cantina.

Pois bem, são poucas (aliás, de momento sou me estou a lembrar de uma) as amigas que tenho e que carregam este fardo com elas. Este fardo de não gostar de cozinhar ser quase um escândalo porque a comida para o marido e para o filho e ai senhores que passam fome!

O meu marido gosta de cozinhar e não se rala nada que eu não cozinhe, se calhar até prefere assim! Eheheh... O meu filhote adora todas as iguarias que faço e diz que eu sou "uma boa cozinheira" e isso sim, é sinceridade pura!!! Ahahaha...

Pois é meus queridos, em todas as restantes tarefas estou muito próximo de fada do lar, a vida profissional também não me permite ter o tempo que queria para limpar a casa dia sim, dia não e para engomar os Pirinéus de roupa que se acumulam ali no quarto ao lado. Se sofro com isto?... Claro que não, não deixo de fazer nada porque não fiz a cama ou porque não aspirei a sala... Se me apetece ir sair, mesmo tendo a casa virada do avesso, vou... e pronto.

Mas hoje o dia correu bem, ou melhor, correu de uma forma diferente do habitual no sector culinário... Fiz o almoço, uma brilhante e fresca gelatina e este delicioso bolinho para o lanche! Vi a receita no mural de um qualquer Facebook (já não me lembro de quem...) e lembrei-me de fazer um bolito diferente, pois tenho tendência para fazer sempre o mesmo e aquele de que gosto mais, mas quando dei a ideia ao meu pequenote e ele respondeu "outra vez bolo de côco??", pensei... ok, talvez esteja na hora de inovar... :)

E pronto, saiu isto... não saiu nada mal, mas não entra para a minha lista de bolos preferidos.

Deixo também a receita, no caso de alguém querer experimentar!

"Ingredientes:
- 6 ovos;
...
- 500g de açúcar;
- 500g de farinha c/ fermento;
- 1 chávena de óleo;
- 1 chávena de azeite;
- 2 chávenas de café líquido;
- 1 chávena de mel;
- 1 colher de sopa de canela.

Bata as gemas c/ o açúcar, adicione o mel, a canela e o café. Misture muito bem os ingredientes. Adicione o óleo e o azeite, a farinha e por fim as claras em castelo.
Coze em forno moderado, em forma grande untada de manteiga. O bolo fica muito grande, o que requer algum tempo de cozedura em forno moderado, para não queimar e não ficar cru por dentro."


Divirtam-se e beijinhos doces q.b.! ;)

S. S.



3 comentários:

  1. Parece um bolo muito bom (também não costumo cozinhar, mas eu não tenho mesmo arte)
    um beijinho e uma Boa Páscoa.
    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, mais uma vez!
    Votos de uma doce Páscoa também!
    Beijoca. ;)
    Sónia

    ResponderEliminar